Coloquei próteses de silicone e quero amamentar… E agora, doutor?

Na hora de realizar o sonho de colocar as próteses nos seios, muitas mulheres se deparam com a mesma dúvida: será que vou poder amamentar com silicone?

Além dessa questão, muitas outras dúvidas surgem a respeito deste assunto: há alteração na qualidade e na quantidade de leite? Quanto tempo depois da cirurgia posso amamentar? E os riscos? Vou ter estrias?

No geral quem tem silicone pode amamentar, sim. Isto porque o implante é feito com um gel de alta coesividade que não ultrapassa a prótese. Além disso, ele fica abaixo da glândula mamária. Portanto, não tem nenhum contato com o leite.

Porém, para ter certeza que a prótese de silicone não interfira na amamentação, é preciso tomar alguns cuidados, como não escolher um implante maior que o recomendado pelo cirurgião e não fazer a incisão via areolar.

Quero engravidar, e agora?

Para quem já colocou os implantes, o recomendável é aguardar pelo menos 4 meses após a cirurgia. Isso para não correr nenhum risco durante a gestação e não prejudicar o aleitamento.

Já para evitar estrias o ideal é esperar cerca de 6 meses. Isto porque durante a amamentação a glândula mamária aumenta de tamanho.